10 agosto

Fórum Nacional DCA realiza oficina

Ferronatto

O Comitê de Monitoramento de Indicadores da Infância e Adolescência, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento dos Indicadores da Infância e Adolescência no Brasil, projeto desenvolvido pelo Fórum Nacional DCA em conjunto com KNH, Marista, PLAN, Visão Mundial, CFP e parceria do Instituto C&A, realizou nos dias 8 e 9 de agosto  em Brasilia-DF a “I OFICINA DE MONITORAMENTO DOS INDICADORES DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PARA FÓRUNS E CONSELHOS ESTADUAIS DE DIREITOS”.

N o relatório pré-lançado durante a  Oficina de Monitoramento dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho em Curitiba-PR  foram apresentados números que mostram realidades – nada animadoras – da infância e da adolescência brasileiras reunidos numa única publicação que tem o objetivo de não apenas tornar acessível o conjunto de dados, mas de empoderar a sociedade civil para o controle social dos direitos de meninas e meninos em todas as unidades da federação.

O relatório traz 74 indicadores a partir de nove áreas, chamadas dimensões, que vão desde a educação até a participação, passando por economia, saúde, cidadania etc.

O Diretor Administrativo da Fundação Nosso Lar e Articulador do Fórum DCA Paraná esteve participando representando o Fórum do nosso Estado.

Informações:  Ciranda, organização integrante da Rede ANDI Brasil no Paraná

10 agosto

VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Ferronatto
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
LOCAL: Foz do Iguaçu na
UDC

TEMA: A POLÍTICA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

PROGRAMAÇÃO

11 de agosto de 2011 – Quinta-feira

18:30 – Credenciamento
19:30 – Abertura Oficial e Composição da Mesa
19:45 – Apresentação cultural
20:00 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
20:30 – Palestra: A Política dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestrante: Dr. Fernando de Paula Xavier Junior
Natural de Curitiba/PR. Graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Graduação em Ciências Penais pela Universidade de Buenos Aires. Promotor de Justiça desde 2003, com atuação constante na área da Infância e Juventude. Atualmente exercendo funções na 15ª Promotoria de Justiça de Foz do Iguaçu.
21:30 – Coquetel
12 de agosto de 2011 – Sexta-feira

08:00 – Abertura/café
08:30 – Apresentação das Políticas de Educação, Saúde, Cultura
10:30 – Discussão em grupos e elaboração de propostas
12:30 – Almoço
13:30 – Apresentação das Políticas de Assistência, Esporte e Lazer, Juventude
15:30 – Discussão em grupos e elaboração de propostas
17:30 – Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
18:00 – Encerramento
13 de agosto de 2011 – Sábado
08:00 – Abertura/café
08:30 – Plenária Final
11:00 – Referendo para a Conferência Estadual
12:00 – Almoço/Encerramento

6 julho

Abertas 15 mil vagas em curso sobre prevenção ao uso de drogas

Ferronatto

 Conselheiros das áreas de educação, segurança pública, saúde, assistência social, entre outras, que atuam na prevenção ao uso do álcool e de outras drogas, podem se inscrever gratuitamente na 4ª edição do Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias. O prazo final para inscrição vai até 15 de julho. Promovidas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça, as aulas têm objetivo de fortalecer a atuação em rede para prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.
O conteúdo elaborado por especialistas reúne informações atualizadas sobre classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. A duração é de três meses com carga horária de 120 horas, na modalidade educação a distância (EAD). Os participantes receberão certificados de extensão universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Depois da seleção, os aprovados receberão uma mensagem eletrônica, solicitando que efetivem a matrícula e comunicando outras orientações sobre o curso.
Inscrições na página http://conselheiros.senad.gov.br.

Para mais informações, ligue para (48) 3952 1900 ou entre em contato pelo e-mail conselheiros4@sead.ufsc.br.
Fonte: Ministério da Justiça – 29/06/2011    http://www.promenino.org.br/Ferramentas/DireitosdasCriancaseAdolescentes/

6 julho

Presidenta Dilma sanciona Lei do Suas

Ferronatto

Prestes a completar seis anos, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) agora é lei. Nesta quarta-feira (6), a presidenta Dilma Rousseff assinou o projeto que garante a continuidade do repasse de benefícios de transferência de renda à população vulnerável e para os serviços ofertados nos Cras e Creas

Brasília, 6 – Após aprovação na Câmara Federal e no Senado, o projeto de lei – de autoria do Poder Executivo – que institui o Sistema Único de Assistência Social (Suas), foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. De acordo com o documento, a gestão das ações na área de assistência social fica formalmente organizada, de maneira descentralizada e participativa, por meio do Suas.
saiba mais:
http://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2011/julho/presidenta-dilma-sanciona-lei-do-suas-e-garante-continuidade-ao-atendimento-da-assistencia-social
4 julho

Definida a data da Conferência em Foz do Iguaçu-PR

Ferronatto

A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE  foi marcada para os dias 11, 12 e 13 de Agosto de 2011.

As inscrições podem ser enviadas via e’mail (cmdcafoz@yahoo.com.br) até o dia 05 de agosto de 2011.

Maiores Informações com Ivano – 3901 3265 Secretário ExecutivoCMDCA.

3 julho

Especialização em Acolhimento à Distância

Ferronatto

Acolhimento Institucional e familiar: Estratégias para Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária: – a distância

A PUC/PR, ao ofertar este Curso, colabora para a qualificação teórico-metodológica, dos profissionais que atuam em programas e projetos relacionados à garantia do direito a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de risco social ou aptas a serem adotadas. O curso vai agregar conhecimentos para que os profissionais venham a intervir na política de atendimento a criança em situação de a colhimento institucional e familiar

Maiores Informações e Inscrição:

 http://www.pucpr.br/cursos/especializacao/mostra_curso.php?processo=217&curso=3223&campus=1

1 julho

Fórum DCA Paraná promove seminarios

Ferronatto
Fórum DCA Paraná promove seminarios da sociedade civil para o Exercício do Controle Social    Serão uma série de 12 seminários regionais e 01 estadual voltados exclusivamente para entidades da sociedade civil.
A divisão dos municípios por regionais segue a mesma definição usada até então pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.
Maiores informações:
Valtenir Lazzarini
Articulador Estadual
e-mail: contato@forumdcapr.org.br
45-30252440- pela manhã
45-99774112- Celular
1 julho

Ajude a Divulgar a 1ª Consocial !

Ferronatto

A coordenação-executiva nacional da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial, pede a você: cidadão, entidade pública e privada que juntem-se a nós no esforço de divulgar e estimular a participação de um número ainda maior de cidadãos nos eventos  e etapas da 1ª Consocial.

Para tanto, pedimos que compartilhe entre seus contatos, o link – “Fique Informado” (http://www.cgu.gov.br/consocial/formularioconsocial/formInscPort.asp)  já disponível no site da Consocial, que a partir de um cadastro simples dará aos nossos usuários ainda mais acesso as informações, sempre em primeira mão, sobre o que acontece pelo Brasil na mobilização e participação da sociedade nas ações relacionadas à Conferência.

Além do link “Fique Informado” estão disponíveis, também no site da Consocial, no campo – “Divulgação”, os banners link para divulgação livre da 1ª Consocial em sites, blogs, fóruns e demais canais da internet.

Não se esqueça também de que a 1ª Consocial está nas redes sociais: Curta, siga, participe e divulgue! Nos ajude a fazer desse movimento um momento importante, crescente e aparente!

Facebook: “Consocial Cgu”
Orkut: Comunidade “1ª Consocial”
Twitter: “@ConsocialCGU”
Coordenação-Executiva da 1ª Consocial
Controladoria-Geral da União

1 julho

Texto Base 9º conferencia nacional criança e adolescente

Ferronatto

CONANDA divulgou hoje (28/06) o texto base da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, documento que irá orientar o processo das conferências nos estados, nos municípios e no distrito federal. A 9ª Conferência Nacional tem como objetivo geral mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e a população em geral para a implementação e o monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Na 8ª Conferência Nacional foram deliberados os Princípios, os Eixos e as Diretrizes para a Construção da Política Nacional e do Plano Decenal e, partir dessa construção, o CONANDA definiu os Objetivos Estratégicos que servirão de parâmetros para as discussões nas conferências Municipais, Territoriais, Regionais, Estaduais, Distrito Federal e Nacional.

As etapas municipais deverão ser realizadas entre agosto e novembro de 2011, enquanto as etapas estaduais estão previstas para o período de fevereiro a maio de 2012. Brasília sediará a etapa nacional, com previsão de ocorrer entre 11 e 14 de julho de 2012.

A grande inovação desta 9ª conferência é que os adolescentes têm participado ativamente da organização da etapa nacional, processo que será incentivado a ocorrer também no distrito federal, nos estados e municípios.

“Nesses 21 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente, diversos programas e serviços foram criados, implementados e desenvolvidos,respondendo aos princípios da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, cuja base iluminou a legislação brasileira. Precisamos fortalecer o que já conquistamos e, a partir da Política Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e do Plano Decenal, consolidar o que falta para concretizar o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente”, destaca o documento.

Leia o doc. na Integra:

http://www.direitosdacrianca.org.br/midiateca/publicacoes/texto-base-da-9a-conferencia-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente

1 julho

Semana De Intervisão Para Terapeutas Comunitários Integrativos Em Formação

Ferronatto

MISMEC – CE: Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará

CENTRO DE ESTUDOS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE

PROMOVEM

SEMANA DE INTERVISÃO PARA TERAPEUTAS COMUNITÁRIOS INTEGRATIVOS EM FORMAÇÃO

17 a 24 de julho de 2011

Local: Pousada Ocas do índio – Ceará

Este momento é especialmente relevante para:

  • TERAPEUTA COMUNITÁRIO INTEGRATIVO EM FORMAÇÃO, que iniciou a sua capacitação e ainda não completou a carga horária de 80h/a de INTERVISÃO para concluir a sua formação.
    • TERAPEUTA COMUNITÁRIO INTEGRATIVO FORMADO que deseja RECICLAR SUA PRÁTICA, PARTILHAR EXPERIÊNCIAS, CUIDAR DE SI.

Carga Horária: 80h/a

Programação: treinamento da TCI, partilha de experiências dos obstáculos e soluções encontradas na prática da TCI, vivências terapêuticas, utilização do instrumento de impacto, tira dúvidas, implantação e manutenção da TCI em instituições/comunidades,as bases teóricas da TCI na prática.

Facilitadora: Miriam Rivalta Barreto

Investimento: Parcelado em 4 vezes: 1 + 3

ATENÇÃO – O investimento inclui:

Declaração das 80h/a de intervisão, Livro: Guia da prática da Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, diário de campo da avaliação de impacto da TCI, translado coletivo (Ida e Volta), hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e jantar), lanche (manhã e Tarde), 1 massagem anti estresse, pasta, crachá, bloco de anotações, caneta e noite de confraternização com forro pé de serra.

Informações e Inscrições: Falar com Raquel Abreu

(85) 99873210 e-mail:  raquelasc@yahoo.com.br

Quem sabe faz a hora

Não espera acontecer!

Geraldo Vandré